Fight to Repair: Um vídeo da FSF
O que é GNU?
GNU é um sistema operacional que é software livre – que é, o respeito a liberdade de seus usuários. O sistema operacional GNU consiste em pacotes GNU (programas especificamente lançados pelo Projeto GNU) bem como software livre lançado por terceiros. O desenvolvimento do GNU tornou possível o uso de um computador sem um software que ameace sua liberdade.
Nós recomendamos a versão instalável do GNU (mais precisamente, distribuições GNU/Linux) que sejam totalmente software livre. Mais sobre GNU abaixo.
![[Captura de tela de Trisquel 9 com o MATE desktop]](https://archive.wikiwix.com/cache/display2.php?url=http%3A%2F%2Fwww.gnu.org%2Fdistros%2Fscreenshots%2Ftrisquel9-mate.jpg)
Trisquel 9 com MATE desktop e o reprodutor de mídias VLC
O que é o Movimento de Software Livre?
As campanhas de movimento de software livre visam devolver aos usuários de computador a liberdade que vem de software livre. O software livre coloca seus usuários no controle de sua própria computação. O software não-livre coloca seus usuários sob o poder do desenvolvedor do software. Veja a explicação em vídeo.
O que é Software Livre?
Software Livre significa que os usuários tem liberdade para executar, copiar, distribuir, estudar, alterar e melhorar o software.
Software Livre é uma questão de liberdade, não de preço. Para entender o conceito, você deve pensar em “livre” como em “discurso livre”, não como em “gratuidade”.
Mais precisamente, software livre significa que os usuários de um programa têm as quatro liberdades essenciais:
- A liberdade de executar o programa como quiser, para qualquer propósito (liberdade 0).
- A liberdade de estudar como o programa funciona, e alterá-lo de forma que ele faça sua computação como você deseja (liberdade 1). Acesso ao código-fonte é uma pré-condição para isso.
- A liberdade de redistribuir cópias e assim você pode ajudar outros (liberdade 2).
- A liberdade de distribuir cópias de suas versões modificadas para outros (liberdade 3). Ao fazer isso, você pode dar a toda uma comunidade a chance de se beneficiar de suas alterações. Acesso ao código-fonte é uma pré-condição para isso.
Desenvolvimentos em tecnologia e uso em rede tem tornado essas liberdades ainda mais importantes agora do que eram em 1983.
Hoje em dia o movimento de software livre vai muito além de desenvolver o sistema GNU. Acesse o website da Fundação Software Livre para saber mais sobre o que fazemos, e uma lista de maneiras que você pode ajudar.
Mais sobre GNU
GNU é um sistema operacional semelhante ao Unix. Isso significa que é uma coleção de muitos programas: aplicativos, bibliotecas, ferramentas de desenvolvimento e até jogos. O desenvolvimento do GNU, que começou em Janeiro de 1984, é conhecido como Projeto GNU. Muitos dos programas em GNU são lançados sob auspícios do Projeto GNU; estes são chamados pacotes GNU.
O nome “GNU” é um acrônimo recursivo para “GNU's Not Unix!” (em português, é traduzido como “GNU Não é Unix!”). “GNU” é pronunciado como “menu”, com “g” em vez de “me”, e como o herbívoro africano “gnu”.
O programa em um sistema semelhante ao Unix que aloca recursos da máquina e conversa com o hardware é chamado “kernel”. GNU é tipicamente usado com um kernel chamado Linux. Essa combinação é o Sistema Operacional GNU/Linux . GNU/Linux é usado por milhões, apesar de muitos o chamarem de “Linux” por engano.
O kernel próprio do GNU, O Hurd, começou em 1990 (antes do Linux começar). Voluntários continuam desenvolvendo o Hurd porque ele é um projeto técnico interessante.