ficheiro com 1396 Kb


Português fora da Europa - Registos Sonoros
(Gravações do Grupo de Linguística de Corpus do Centro de Linguística da Universidade de Lisboa)
Bacelar do Nascimento, Maria Fernanda (org.), Português Falado: Documentos Autênticos (Gravações audio com transcrição alinhada). Lisboa: Centro de Linguística da Universidade de Lisboa & Instituto Camões. 2001 [CD-ROM]


-> açucarinha, como é que se faz? eu vou dizer como é que se faz açucarinha: açucarinha, pega ao coco, quebra no meio, lava-se, muito bem lavado, depois 'larra', põe numa panela limpa com um pouco de água e casca de limão, com u[...], uma colherinhazinha de manteiga, depois... deixa ferver muito bem fervido até cozer o coco. depois ponho açúcar, ponho açúcar, deixa cozer até secar, depois de ter, ficar um pouco, quase a secar, põe, arranja, corta-se folha de banana, banana-pão ou prata, depois limpa-se muito bem limpado, depois espalha-se açucarinha. deixa secar, depois de ter apanhado a açucarinha, deixa secar; depois está a açucarinha. moda de São Tomé.

 [...]

- então diga lá mais uma outra receita.

-> qual é, qual é a receita que dona... Ceci quer?

- por exemplo... izaquente. no outro dia, a Fati cozinhou izaquente de, de açúcar.

-> de açúcar.

- então diga lá como é que se faz. desde o início.

-> escolher

- desde, desde...

-> [...]

- do momento em que se, em que se vai comprar o izaquente à feira...

-> compra é escolhida.

- então diga.

-> fui para a feira, comprei izaquente. trezentos e cinquenta cada caneca de izaquente. vim para casa, peguei izaquen[...], peguei a panela, lavei, para não cheirar nem ter gordura. pus água, pus no fogo com um bocado de sal, deixei a água ferver, lavei izaquente muito bem lavado, porque é izaquente que a gente compramos na feira, então lavei muito bem, pus na panela, deixei cozer, então quando estiver muito bem cozida, põe-se, ponho o quê? depois de estar muito bem cozida passa-se no 'passá-vique' ou, ou, quem não tem 'passá-vique' pega a colher de madeira reme[...], me[...], remexe muito bem remexido até apodrecer izaquente. depois de estar po[...], apodrecido, ponho casca de limão ou casca de ca[...], pau de canela, deixa ferver, pisa malagueta grande - só casca para não arder - vai ficar um bocado da cor e dá quente, ponho açúcar e folha [...], depois de estar bem cozido, com açúcar, prova-se. assim está izaquente de açúcar e de azeite.

- quer também dizer como é que se faz izaquente de azeite?

-> quero.

- então diga.

-> mas é mais um pouco difícil que, que izaquente de açúcar e izaquente de frigida.

- e o que é isso de frigida?

-> é quem não sabe fazer izaquente de azeite, então dizem, aqui em São Tomé dizem que izaquente de açúcar é izaquente de frigida, izaquente de azeite que é izaquente de quem sabe fazer...

- então diga.

-> de quem sabe cozinhar.

- mas a Fati sabe!

-> eu sei!

- então diga como é que se faz, que é para, que é para, eu também quero aprender, porque parece que eu sou frigida. diga lá Fati.

-> izaquente de azeite, moda de São Tomé: põe izaquente no fogo, deixa ferver, com pau de pimenta e ossami, folha de maquiquê, um bocado de maquiquê, deixa cozer muito bem cozida. depois de estar bem cozida, pega peixe, pica de espinha, tira a espinha, depois de ter tirado espinha, lava-se, põe na panela de izaquente com um bocado de azeite de palma. depois deixa-se, tapa com sal, deixa cozer. depois de estar muito bem cozida, vai mexendo também com colher de madeira muito bem mexido, até izaquente apodrecer. depois de estar apodrecido, pisa um bocado de tempero com malagueta também, ou casca de pau de pimenta, pisa muito bem pisado e põe izaquente. deixa ferver, mas não pode mexer porque tem tempero, para não cheirar... tempero. depois de... pôr malagueta e tempero, tapa-se, deixa ferver muito bem fervido, põe uma raminha de mosquito para dar cheiro, depois de estar, de, depois de pôr raminha de mosquito, deixa, depois vai só mexendo, mexendo, para não queimar em baixo na panela. e assim está izaquente. depois come-se com farinha mandioca ou mesmo assim seco. há quem gosta comer com farinha mandioca e há quem gosta comer seco.

- e a Fati como é que gosta?

-> eu? tanto faz para mim.

- ok! eu já aprendi duas receitas.

 

 

 


© Instituto Camões, 2002

'use strict';