Você precisa criar um site, mas ainda é iniciante no assunto? Não se preocupe. Este guia pode ajudar você a criar um site atraente, de alta performance e com bom custo-benefício em pouquíssimo tempo.
Passo 1 – Escolha um domínio, hospedagem e ferramentas de segurança
Antes de começar a criar seu site, você precisa ter um nome de domínio (por exemplo, http://www.meusite.com.br), que esteja hospedado em algum lugar. Quando falamos em hospedagem, estamos nos referindo a uma empresa que oferece servidores e armazena seu site e o torna acessível a todos na web.
Uma forma de obter um domínio, uma hospedagem e recursos de segurança líderes de mercado é usar o WordPress.com. No entanto, se você tiver um pouco mais de aptidão técnica e quiser escolher seu provedor, experimente o WordPress.org.
Agora, você pode começar a criar o seu site.
Passo 2 – Escolha o visual do site
Uma banda de rock, um restaurante japonês e um escritório de arquitetura têm necessidades diferentes e, consequentemente, precisam de uma estética diferente para o site. Se você não tem experiência com web design, tentar criar seu site do zero pode ser um trabalhão que não gere bons resultados.
A boa notícia é que ter um site bonito e profissional e personalizado para a sua marca é possível e mais fácil do que você imagina. O WordPress.com disponibiliza centenas de temas personalizáveis para facilitar esse processo.
Existem temas grátis e pagos para todos os tipos de empresa e estilo. E também é muito fácil encontrar temas responsivos, o que significa que seu site se molda a qualquer tamanho de tela, seja de celulares, tablets ou computadores.
Por serem criados por web designers, os temas do WordPress têm sempre aparência profissional.
Passo 3 – Crie o conteúdo
“Conteúdo” são as partes do site que só você pode criar, por exemplo:
- O texto de cada página e post de blog.
- Fotos, vídeos ou outras propriedades intelectuais.
Mas como determinar a voz da sua marca? Como criar um texto sucinto e profissional? Veja dois artigos que podem ajudar:
Também é importante observar que o seu conteúdo pode variar muito de acordo com o objetivo. Por exemplo, uma página de depoimentos vai conter trechos de avaliações de clientes, enquanto uma página sobre serviços vai apresentar mais detalhes técnicos sobre o que você faz, conduzindo o visitante para a próxima etapa do seu funil de vendas.
Não deixe de lado nenhuma das etapas acima. Todas elas são muito importantes para o design e a funcionalidade do seu site. E um último detalhe: antes de divulgar amplamente seu site, peça para que um pequeno grupo de pessoas da sua confiança o acesse e dê feedback sobre ele.